CONTRABANDISTAS

Fevereiro 18 2010

 

Ontem descobri um velho livro, num velho armário. A antologia poética de Bertold Brecht.

Ficou como livro de cabeceira.

Sabendo que a poesia nos leva, a cada um de nós, por caminhos diferentes, confesso que foi com um sentimento sarcástico que fiquei ao ler um dos seus poemas. Então não é que Brecht escreveu, cinquenta anos antes, um poema sobre Hulk, sim esse mesmo o super- herói do dragão!

Bem já sei que,  associar poesia e futebol pode ser no mínimo piroso mas não me contive.

Na esperança que B.B. me perdoe o abuso, e que o Dr. Ricardo Costa não me castigue, aqui fica o dito: 

 

 

    Sobre a violência  
 
 
     Do rio que tudo arrasta, se diz que é violento.
     Mas ninguém diz violentas
     As margens que o comprimem 
 
      Bertold Brecht

 

 

Beijinhos e abraços

 

contrabandiado por Carabineiro às 09:34
Tags: , , ,

Setembro 02 2009

De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...

A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Portanto, devemos:
Fazer da interrupção, um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...


 

Fernando Pessoa

 

 

contrabandiado por Carabineiro às 15:07

Agosto 05 2009

 

A ignorância traz consigo a satisfação do conhecimento.
Mais uma vez a minha ignorância musical me surpreendeu e me proporcionou um daqueles momentos em que tudo se conjuga para que se tornem memoráveis.
Comprei um destes dias, juntamente com o jornal “Publico”, o DVD com um documentário sobre o grande Leonard Cohen intitulado “I´m your man” e nele descobri esta versão da musica “If it be your will “ , que por si só e na versão original de Mr.Leonard é soberba,  e que aqui é interpretada pelo até então por mim ignorado Antony, e fiquei com aquela sensação de quem descobre uma nota de 100€ no bolso do casaco que já não vestia há dois anos.
A voz é soberba e a interpretação magnífica, uma verdadeira homenagem ao genial Leonard Cohen, o que ainda é mais admirável é que estas homenagens só se costumam fazer quando a pessoa já não está entre nós. Leonard Cohen para nosso gáudio ainda está alive and kicking se bem que nas suas próprias palavras e com o mesmo humor negro que está presente nas suas canções ele diga “ i´m sorry for still being alive”.
Aqui fica para verem do que falo e quem sabe haverá algum distraído como eu que não conheça este fabuloso Antony, que como a Torrada diz canta como os anjos devem cantar.
http://www.youtube.com/watch?v=1MDlMdu2gjw
contrabandiado por Carabineiro às 23:26

Julho 23 2009

 

Quando ela chega, inevitável e persistente, tu não estás. Eu rendo-me… e entre pensamentos e saudade entro nela e assim passamos horas juntos na esperança que a luz traga o sentido às coisas que ela teima em baralhar.
Assim è a Noite! (que eu passo sem ti)
contrabandiado por Carabineiro às 23:46

Julho 16 2009

 

Embora o titulo deste post possa parecer retirado da revista Maria, não é…passo a explicar.
Quem não teve um daqueles casacos de pele ou da mítica napa? Aqueles que quanto mais roçados ficavam mais gostávamos de os usar! E assim dias seguidos e vezes sem conta o usamos, nos chamados verdes anos, com especial ênfase nos últimos anos do velhinho secundário.
Eu também tive, mas o meu era o “special one”. Passo a explicar, o saudoso tinha zipper e molas, com vários bolsos, era castanho-escuro e bem rocadinho. Mas o que o tornava especial era uma racha que tinha de alto a baixo nas costas, na qual só verdadeiramente reparei no dia em que finalmente lhe dei o merecido descanso e que me poderia ter traumatizado para toda a vida ou seja ainda hoje estaria deitado na marquesa do Dr. Eduardo Sá a tentar perceber o que tinha corrido mal na minha infância.
Quero aqui partilhar convosco a realidade fria e bruta com que fui atingido no momento em que pendurei para sempre o meu velhinho “special one”. De alguns casacos que certamente se fizeram da vaca que doou aquele couro, o meu teve a infelicidade de ser o ultimo a ser feito e nitidamente a ordem de fabrico foi da frente do animal para trás do mesmo, o que permitia chegar á conclusão que a dita vaca tinha tido uma vida plena de emoções. Mas não fica por aqui.
Em virtude da primeira conclusão logo me saltou a mente um pensamento ainda mais aterrador…se um dia, numa das minhas incursões pelo campo, me tivesse cruzado (valha-me Deus até este termo é de assustar neste contexto) com um touro em cio e ele apenas olhasse para a parte do casaco que dá origem a este post! Bem sei que as vossas imaginações estão neste momento a trabalhar no máximo e em qualquer dos cenários por elas criados eu não saio de cabeça erguida (outro termo que não deveria ter usado pois pode levar a conclusões de bestialismo).
Em qualquer caso e para vosso descanso, vão aos vossos armários e voltem a apreciar os vossos velhos casacos de couro. Quem sabe as emoções que ainda podem provocar!!!
contrabandiado por Carabineiro às 10:44
Tags: ,

Abril 28 2009

Cartoon retirado de vaccineinfo.net

 
Agora sim, estou preocupado.
Então não é que este vírus da gripe suína (H1N1) demonstrou a sua estonteante velocidade de contágio, sim o pior aconteceu, tenham medo…tenham muito medo…o mexicano mais rápido do mundo, aquele que nenhum vírus anterior tinha conseguido apanhar…Speedy Gonzales foi contagiado! O lado bom da coisa é que isto vem confirmar a minha velha suspeita…Speedy Gonzales não é um rato, é um porquinho-da-índia!
Outra coisa que me preocupa nesta gripe é o seu nome - gripe suína! Depois da histeria desmedida que foi a gripe das aves, receio que as pessoas não respeitem devidamente este vírus e que assim ele se propague com maior facilidade, e aquele nome não ajuda nada. Bem sei que o nome advém do facto de ter sido o porco o hospedeiro deste H1N1, mas com franqueza, chamarem-lhe gripe suína não incute o medo necessário nestas situações, e nós que até tomamos banhinho todos os dias achamos sempre que isso só deve afectar os menos higienizados.
E se queriam continuar a fazer dos animais os “bodes respiratórios”(ganda Jaime Pacheco), deviam dar-lhe um nome mais forte e respeitável tipo - gripe G.H.A.R.A.N.H.A.O (Gripe Humana dos Altos Rijos Arrojados Neutrais Honestos Atrevidos e Outros), isto sim, faria-nos tremer como varas verdes e até o Carnaval voltava à rua tal seria o baile de máscaras!
Pelo que li nos jornais correm maior risco as pessoas que estiveram recentemente no México, beberam vinho do novo mundo* e enfiaram um “sombrero” na cabeça, ou então, e isto ainda não está provado mas eu acredito, as pessoas que consomem doses maciças de novelas da tvi, pois este vírus é viciado em novelas com maus actores e argumento previsível. Ou não fosse ele de origem mexicana.
Beijos, abraços …e santinho!
*- Bebam vinho português, o deles é bom mas o nosso é melhor!
contrabandiado por Carabineiro às 13:40
Tags:

Abril 22 2009

 

Fui espectador atento da entrevista do P.M. José Sócrates ontem à RTP, e não tendo dentro de mim um António Vitorino (embora coubesse), nem outro qualquer comentador político, gostaria ainda assim de fazer uns “piquenos e médios” reparos.
 Alguém reparou que as pálpebras de Judite de Sousa estavam pintadas com brilhantes hipnóticos e que cada vez que ela olhava para o papel o P.M. ficava com o olhar fixo nas ditas e por breves instantes perdia o raciocínio? Ou nas expressões faciais de sofrimento de José Alberto Carvalho? Brilhantes estratégias para disfarçar o que me pareceu alguma falta de preparação destes dois, e é com sinceridade que digo, brilhantes jornalistas. De qualquer forma aqui ficam duas úteis dicas para Ricardo Costa da SIC a usar numa futura entrevista ao P.M., embora tenha algumas reservas quanto aos brilhantes nas pálpebras!
Num tom mais sério, confesso que gostei do estilo forte e às vezes agressivo com que o P.M. respondeu. Nesta guerrilha política na qual vale tudo, é bom que um líder tenha a postura das árvores que morrem sempre de pé. Não vou aqui pronunciar-me sobre o seu desempenho político, nem sobre a inocência ou culpa no caso freeport. Mas não resisto a deixar aqui uma parte de um poema de Leonard Cohen para livre interpretação.
We asked for signs
the signs were sent:
the birth betrayed
the marriage spent
Yeah the widowhood
of every government --
signs for all to see.

I can't run no more
with that lawless crowd
while the killers in high places
say their prayers out loud.
But they've summoned, they've summoned up
a thundercloud
and they're going to hear from me
Ring the bells that still can ring
Forget your perfect offering
There is a crack in everything
That's how the light gets in

 

 

contrabandiado por Carabineiro às 19:04
Tags: , ,

Abril 21 2009

 

Por estes dias corre a notícia que alguns gestores públicos, neste caso autarcas, pagaram coimas pessoais com o pilim da autarquia, ou seja nosso.
Com mais esta notícia proponho a alguma das nossas televisões a realização de um concurso de talentos, e agora estão na moda, a que poderiam chamar “Portuguese got honest mayors“ e talvez um dia destes o vídeo mais visto no youtube fosse o daquele autarca português que surpreende o júri e o publico  provando  que não surripiou nada nosso.
Já agora, e para diferenciar esta gala de outras mais British, sugiro que se este admirável autarca não for de Oeiras, Felgueiras ou Marco, sejam então estes últimos também laureados com o prémio Coerência.
Como diz a canção “ e lá vamos todos cantando e rindo com a cabeça entre as orelhas” e acrescento eu – e afinadinhos!
Abraços e beijinhos
contrabandiado por Carabineiro às 20:34

Março 17 2009

 

O carabineiro está de volta depois de uma longa ausência.
A necessária e recomendável negação do ócio fez com que muito se tenha alterado no meu fado, uma vez mais a fantástica característica que os lusos possuem de readaptação célere se provou e assim volto a ter tempo e vontade de contrabandear alguns pensamentos.
O facto de estar longe do meu porto de partida e chegada, e do farol que me guia a cada regresso, bem como, o passar dos dias num lugar que apesar de tudo ainda me é estranho, trará certamente novas abordagens a velhos temas. Talvez tudo isto seja parte do processo de maturação deste velho carabineiro.
Espero portanto patrulhar por aqui mais vezes.
Bom, no melhor Verbo possível…pois entom ala!!!
contrabandiado por Carabineiro às 20:54
Tags:

Novembro 27 2008

 

Hoje, em mais uma das minhas voltas pelo mundo encontrei esta pérola. Já há muito que queria fazer uma homenagem a este senhor (mesmo estando vivo!!!) pela sua cativante voz, pela genialidade das suas músicas, por ser um fantástico performer em palco, enfim, pelas emoções que me provoca.
Here´s to you Peter!

 

 

 

Peter Murphy e Trent Reznor(NIN)

contrabandiado por Carabineiro às 19:23

Exportação e importação de ideias sem imposto alfandegário nem IRC ou PEC!!!
mais sobre nós
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


pesquisar
 
subscrever feeds